As vantagens de estudar em uma sala com turma reduzida.

O Colégio Convivium valoriza o aprendizado de qualidade e atenção dispensada para cada aluno e por isso trabalha com o máximo de 15 alunos por sala.

Entenda melhor os motivos…

Atualmente, há uma busca elevada pela qualidade na área educacional e várias pessoas incluem nos seus discursos esta questão. Em paralelo a isso, o Brasil está em uma campanha para ter todas as crianças dentro da escola, mas não sem estrutura física e qualidade de ensino.
Sabemos que hoje a escola não tem mais o papel de apenas instruir as crianças, vai muito além disso. A criança merece toda a atenção do professor e este se sente perdido não tendo condições de utilizar as suas técnicas educacionais de forma satisfatória devido a uma quantidade elevada de alunos por sala, sem conseguir, assim, ajudar os seus alunos no crescimento e desenvolvimento dentro do processo de ensino-aprendizagem.
A escola deve desenvolver o pensamento crítico, o professor deve ensinar o aluno a pensar. Porém, como este processo primordial da educação pode ocorrer em uma sala de aula que muitas vezes apresenta mais de quarenta alunos? Como dar oportunidade a todos para se expressarem e ensinar os alunos como transmitirem as suas ideias?
Educação é um processo que pressupõe relação, logo se a turma é muito grande, como o professor pode ter esta relação com todos os alunos? Torna-se muito difícil para o professor atuar de forma satisfatória indo ao encontro dos anseios dos seus alunos, tirando as suas dúvidas e junto com eles pensarem em soluções, com salas com número elevado de alunos.
Quando o professor tem oportunidades para trabalhar com turmas menores, os alunos têm a chance de participar muito mais, tendo um espaço de debate e desta forma o professor pode fazer uma avaliação real deles. Sabemos que o aluno não é mais passivo, receptáculo das informações, mas sim um ativo aprendiz, construtor do seu conhecimento e, para isso, precisamos oferecer-lhe todas as condições e ferramentas necessárias.