Tempo de Mudança!

Cada etapa da trajetória escolar é cheia de descobertas, masdepois do primeiro dia de aula da vida de uma criança, talvez a mais significativa delas seja a ida para o 1° ano do Ensino Fundamental. Novos colegas, outros professores, conteúdos mais complexos e espaços diferentes são alguns dos fatores que mais abalam as crianças durante a transição de uma fase de ensino para outra.
Neste novo período, é muito importante confiar na escola que escolheram para seu filho, pois é a escola que deve fazer a transição, proporcionando à criança os cuidados necessários para que essa mudança seja feita da forma mais equilibrada possível.
De fato, a entrada no primeiro ano traz uma série de mudanças na rotina escolar.
As brincadeiras ainda terão seu espaço, mas seu tempo será diminuído enquanto a hora de estudar ganhará mais importância.
Os brinquedos ainda poderão entrar em alguns dias, porém dividirão espaço com livros e cadernos.
As responsabilidades, aos poucos, também vão crescer. Haverá mais lição de casa, provas e notas.
Essas mudanças não devem ser encaradas como um problema, pois fazem parte da evolução natural e saudável da vida da criança.
Para facilitar o processo de adaptação, é muito importante explicar ao seu filho exatamente o que vai acontecer. Que ele terá uma rotina totalmente diferente, que terá professores e amiguinhos novos. E também, é crucial prepara-lo para a volta às aulas com antecedência, organizando o material escolar, começando o processo de dormir mais cedo e de acordar meia hora antes.
É simples e funciona.
Assim, seu filho estará pronto para encarar este novo desafio!